Diretivas para agilizar a tramitação dos projetos no CEP – Orientadores/as
Última modificação: Quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Caro/a orientador/a,
Os processos de validação documental e de relatoria são organizados em uma fila, conforme as datas de submissão dos protocolos pelos pesquisadores, pela própria Plataforma Brasil. Portanto, na falta de um documento ou diante da verificação de alguma pendência, o protocolo voltará para o pesquisador e, somente após uma nova submissão, entra na fila novamente, com novos prazos. Para evitar esse problema, recomendamos, aos/às orientadores/as, a máxima atenção no que segue.
– Logo no início da orientação, avalie, com seu/sua orientando/a, se a pesquisa demandará apreciação do CEP. Para essa decisão, sugerimos que acessem, juntos/as, https://www.cep.cefetmg.br/orientacoes-2/projetos-que-nao-sao-avaliados-pelo-sistema-cepconep/, bem como as diretivas para os pesquisadores.
– Programe, juntamente com o/a orientando/a, a data de submissão do protocolo de pesquisa, atentado para dois calendários:
a) calendário de reuniões do CEP (o calendário está no site e, em caso de alteração, haverá prévio aviso);
b) calendário letivo do CEFET-MG, levando em conta recessos, férias escolares ou, eventualmente, ausência de secretaria ou mesmo greve, período no qual o CEP suspende as reuniões. Se o pesquisador submeter seu protocolo próximo a ou dentro de um desses períodos, poderá ficar um tempo muito maior aguardando para que seja apreciado em reunião do colegiado.
– Observe que, mesmo sem atraso de nenhuma das partes, o tempo médio de tramitação do projeto, até a emissão de parecer, é de 60 dias.
– Sugerimos, fortemente, que solicite ao/à orientando/a enviar-lhe, a cada 20 dias, o print de tela da Plataforma Brasil com o fluxo do protocolo de pesquisa, a fim de acompanhar o andamento de pendências apontadas pelo CEP e as respostas do pesquisador às pendências, com as respectivas datas. Caso o/a orientando/a tenha alguma dúvida, recomende que ele/ela entre em contato, o mais prontamente possível, por email, de preferência, ou por telefone, expondo a questão. Em caso de maior dificuldade, o CEP sempre sugere o uso de videoconferência, para esclarecimentos e apoio, com a maior prontidão possível, ou mesmo de reunião presencial, qando necessário.
Em caso de atraso por parte do CEP, entre no site e verifique se há aviso sobre alguma situação adversa. Se o atraso for superior a 7 dias, entre em contato por email ou telefone, colocando o/a orientando/a em cópia.
– O CEP está trabalhando na elaboração de estatísticas sobre as pendências não adequadamente ou não prontamente resolvidas, de modo recorrente, pelos pesquisadores, a fim de encontrar novas soluções para as estratégias de apoio. Com este fim, nós nos colocamos à disposição, para que possamos buscar, juntos, meios de agilizar a tramitação e a aprovação dos projetos.
Agradecemos pela colaboração e pela parceria!
EMAIL: dppg-cep@cefetmg.br
TELEFONE: +55 (31) 3379-3004
SITES: